quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mais um trecho do "Livro das Mães"

A
BRAÇO – Quando minhas filhas eram pequenininhas, várias vezes por dia havia choro de criança lá em casa. Às vezes, era uma dor, às vezes, uma fralda molhada, outras vezes era só manha mesmo, mas tinha uns choros que eu não conseguia identificar. E vê-las vermelhinhas, com lagriminhas nos olhos, chorando pra caramba – e vamos combinar que choro de criança não é nada agradável e que às vezes as três choravam ao mesmo tempo – sinceramente, eu ficava apavorada. Muitas vezes eu chorei também. Chorei por me achar incapaz de impedir o choro, chorei por me sentir uma merda de mãe que não consegue identificar o motivo pelo qual chora sua filha, chorei porque simplesmente não sabia o que fazer. E muitas vezes, eu as abraçava e ficava lá, agarradinha, tentando entender o que acontecia. E eu acho que o nosso abraço era o antídoto contra o choro. Nosso carinho, não sei como nem porquê, fazia cessar o choro. Essa experiência merece estar no Livro das Mães. Ela vale pra tudo. Quando você não souber o que fazer para resolver um problema, acolha, abrace, fique agarradinha estudando, olhando e percebendo, respirando junto...a dificuldade pode não cessar logo, mas o seu gesto vai trazer a tranqüilidade necessária à solução das coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário