segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ESSE LIVRO MUDOU A MINHA VIDA

Podem os livros mudarem a vida da gente? Algumas pessoas já fizeram esta pergunta, inclusive eu. Minha resposta é sim. Alguns livros, às  vezes, uns poucos versos ou um simples parágrafo tem o poder extraordinário de nos religar a nós mesmos, àquela parte essencial de cada pessoa, cada alma e é aí que a gente se sente mexida e é ai que a vida da gente muda.
Ainda me lembro de quando li "O Poema Sujo", de Ferreira Gullar. Quando terminei, li novamente e constatei: alguma coisa denro de mim havia mudado. Para melhor, tenho certeza!
Outros livros também colaboraram. Cem Anos de Solidão, do Gabriel Garcia Marques; alguns contos da Nélida Piñon; poesias de Drummond e Vinícius de Moraes; Os Miseráveis, de Vitor Hugo e por aí vai...
Cada um a seu tempo, cada um provovando mudanças.
Hoje, para meu espanto e alegria, ouvi dois jovens conversando. Ele tinha ainda muitas espinhas e um projeto de bigode se anunciando. Ela balançava seus cabelos compridos e não usava maquiagem alguma. Os dois muito novinhos.
E em determinado momento, o papo deles me chamou a atenção. Ele disse, numa vibração intensa: "caraca, mas esse livro mudou a minha vida!! Foi a frase que me sugou e me levou a fazer uma coisa meio feia, que é prestar atenção na conversa dos outros. E ela, sorrindo muito, falou alguma coisa que eu não entendi direito.
Mas ele entedeu e continuou: ".. o meu modo de ver o amor, de perceber as coisas no mundo! Eu não conseguia ler mais de 50 páginas por dia, porqueeu ficava muito impregnado com os v´rios sentimentos que o livro me passava e aí, eu tinha que parar para vivenciar tudo aquilo, entende?"
Sim, a mocinha entendia. E concordava. E também achava o máximo.
Aquela conversa foi me emocionando de tal forma, que não resisti e perguntei de que livro eles falavam. Os dois responderam ao mesmo tempo: "O Amor nos Tempos do Cólera!" A mocinha completou: "Aliás, tudo que é do Garcia Marques, eu adoro!"
Eu também adoro, mas nnca tinha presenciado cena igual. Uma cena de amor explícito pela literatura, pela vida. Dei parabéns aos dois, que já estavam marcando de se encontrarem amanhã e fui embora.
Gahei meu dia!

Foto copiada do blog: http://havidaemmarta.blogspot.com/2009/03/tipos-de-livros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário