segunda-feira, 18 de julho de 2011

RECEITA PARA O DIA DO HOMEM

Coloque algumas rodelas de cebola numa panela média, regue com azeite, acrescente pedaços de alho. Não convém espremer nem socar os dentes de alho; retire sua casca e parta-os em três, no sentido do comprimento. Ligue o fogo e coloque a panela para esquentar. Pegue um pedaço de lombo de bacalhau já dessalgado e coloque em cima das cebolas e dos alhos. Deixe o fogo bem brando e tampe a panela, para cozinhar bem devagarinho.
Vá até a geladeira e sirva-se de uma taça de vinho. Saboreie-o também sem pressa alguma.
Corte em pedaços bem grandes dois pimentões verdes e reserve. De vez em quando, abra a panela e observe como o bacalhau está se comportando. Se precisar, acrescente algumas colheres de água. Sempre aos pouquinhos.
Outro gole do vinho.
Pensei nos meus domingos e percebi como cada um pode ser curtido de uma forma diferente. Mesmo fazendo sol, não fui à praia. Abri as janelas do apartamento de manhã cedo e fiquei olhando o verde que cresce a cada ano. Quando vim morar aqui, a vista que tinha da janela era boa, mas era uma pedra com alguma vegetação ali e acolá. Hoje, tenho à frente dos olhos e ao alcance das lembranças, várias árvores frutíferas, a pedra, flores miudinhas e um monte de verde que me deixa feliz. Foi ali na janela que resolvi: hoje vou fazer um bacalhau especial. Assim começou esta história.
Pausa para o vinho.
Volte a observar o bacalhau, ele cozinha rápido e você pode ir soltando uns nacos de vez em quando. Quando ele estiver todo despedaçado, em pedaços não muito miúdos, acrescente os pimentões cortados, azeitonas pretas e mais azeite. A panela sempre tampada.
Nessa altura, você já bebeu umas duas taças de vinho e convém arrumar a mesa. Chame o marido, o namorado, o companheiro, o filho, o amigo para partilhar este momento. Toalha da Provence, toda colorida, com muita energia e muitas lembranças de viagens deliciosas.  Partilhe com ele, também, nova taça de vinho e deixe que ele  sinta o cheiro delicioso que vem lá da cozinha, mas não diga o que está preparando.
O cozinhar é só, mas o comer é coletivo. Quem mesmo escreveu isso, ou coisa parecida???
Arroz branco, uma saladona de batatas e o bacalhau especial compõem a mesa onde, entre risos provocados pelo vinho e pelas lembranças de ambos, você pode então dizer que, além de ter amado cozinhar neste domingo tão ensolarado e especial, o almoço é para comemorar o recém-criado "Dia do Homem". Ele poderá até estranhar, mas vai gostar!
Dia do Homem? E o que isso significa? (Poderão me perguntar algumas amigas mais feministas.)  Sinceramente, não sei, mas que é uma curtição, é! Aliás, será difícil dizer quem curtiu mais, se eu ou ele, afinal, não se trata de um concurso, mas da vida fruindo calmamente....
Receita feita, receita compartilhada. Deliciem-se como eu me deliciei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário