domingo, 21 de agosto de 2011

FESTIVAL DA CACHAÇA - PARATY - Valorizando o que é nosso!

São quatro dias de exposição e degustação das cachaças produzidas na cidade cujo nome é sinônimo de cachaça; Paraty. À noite, diversas bandas embalam os apreciadores da branquinha, genuína bebida brasileira que deveria ser mais valorizada por nosso povo. Estrangeiro adora, mas ainda resta um grande preconceito no nosso próprio país, associando-se a bebida a classes sociais e econômicas mais baixas, demonstrando, igualmente, a discriminação contra uma cultura popular. É aquele velho (pré)conceito que coloca os consumidores de champagne e wisky num patamar socialmente superior aos apreciadores da cachaça. Está na hora disso acabar. Apreciar uma bebida não tem relação direta com os males que qualquer bebida alcoólica possa causar.
Há algum tempo, os produtores e amantes da cachaça vêm lutando para que seja instiuído o selo de Indicação de Procedência ou Indicação Geográfica - IG - a exemplo do que já ocorre na Europa, com grande êxito.
A Indicação Geográfica - IG - constitui um instituto jurídico, previsto na nossa Lei da Propriedade Industrial, de 1996, que visa reconhecer e proteger o nome geográfico de pais, região ou localidade, que identifique algum produto ou serviço típico. O Registro é justíssimo, resultado de uma atividade econômica primacial e emblemática na vida de um dos mais belos lugares do mundo, Paraty, Município Monumento Nacional, dono do mais harmonioso conjunto arquitetônico colonial do País. O Registro vem consagrar mais de quatrocentos anos de história de uma bebida que antes de se chamar "cachaça" foi chamada de "paraty". A Indicação de Procedência da Cachaça de Paraty irá distingui-la de outras cachaças, será, mais que uma impressão digital, uma carteira de identidade para o produto, proclamando a sua origem, o lugar onde ela é feita. A Cachaça de Paraty estará protegida das fraudes e aumentará o seu valor agregado. A ela será conferido um diferencial de mercado, em função das características e da cultura própria do seu local de origem, preservando-lhe as suas belíssimas particularidades. Irá, também, incentivar novos investimentos, elevando o padrão tecnológico dos engenhos, multiplicando os empregos e favorecendo o turismo. 
Eu apóio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário