segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SINAIS

Cada doido com sua mania, já dizia minha avó. Aliás, vovó dizia muitas coisas interessantes e, às vezes, espantosas e premonitórias. E, como quem não puxa aos seus é monstro, acho que herdei alguma coisa disso também.
Lembro-me de um dia calmo, sol quente e ar abafado. Eram as férias de verão, que passávamos na casa de vó Maria. Ela, sentada na varanda de casa, depois do almoço, vaticinou: “vai acontecer alguma coisa hoje; tá tudo quieto, nem as árvores se mexem”. Pra ser sincera, não me lembro do que aconteceu, mas aquela previsão me espantou e até hoje, quando vejo a natureza quieta, lembro da vovó e penso no que pode acontecer.
Eu também criei meus sinais, talvez como forma de resgate da sabedoria familiar, aquele tipo de conhecimento que se constrói de geração em geração e que ninguém mais sabe dizer como começou. Lá no sítio, quando vejo um coelhinho, grito logo: “vem coisa boa aí”. Borboleta azul quer dizer que chegará uma boa notícia, assim como a primeira floração do manacá, com aquelas florezinhas roxas e brancas super perfumadas, são indício de casamento na família.
Esse é o lado bom dos presságios, o lado que eu gosto, porque prever coisa triste não é comigo não. Aliás, também não sei dizer o que acontece depois que vejo coelhinho, borboleta ou manacá florindo, mas isso não importa muito, o que me move e me deixa contente é a possibilidade de vir a acontecer uma coisa boa. Só isso já é suficiente para alegrar o dia.
Mas hoje cedo eu saí para o pilates e dei de cara com o caveirão. Não sei o que isso pode anunciar, mas o fato é que estou com a imagem na minha cabeça até agora. Parecia que o Darth Vader queria falar comigo e eu não quero papo com esse cara. Fiz pilates como ninguém, aplicadíssima, pensando em fortalecer meus músculos para o grande embate, caso o encontrasse novamente. Saí pronta pra enfrentar tudo, mas até agora, o dia se apresenta tranqüilo e, pra falar a verdade, agora observo que está tranqüilo demais...tá tudo quieto...nem as árvores se mexem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário